Maria Lenk
Comecei a nadar em São Paulo, aprendendo no rio Tietê...
Fundada em 26 de julho de 1914, a Atlética, foi um dos clubes percussores da natação, do remo, do voleibol e do basquetebol no Brasil.
O Clube inaugurou a primeira piscina olímpica de São Paulo, época que a natação ainda era disputada no Rio Tietê.
E com a inauguração da sua piscina – a 1ª Regulamentar no Brasil o nome da Atlética projetou-se no cenário internacional, tendo nela se exibido grandes recordistas da Natação mundial.
“Comecei a nadar em São Paulo, aprendendo no rio Tietê. Depois comecei a treinar na piscina da Associação Atlética São Paulo. Então houve o primeiro encontro feminino interestadual. Fui enviada pela Atlética ao Rio de Janeiro, e venci”.
Maria Lenk
Todo o meu entusiasmo e todo meu afeto a Associação Atlética São Paulo.
Olavo Bilac – 25/03/1917
A Associação Atlética São Paulo é um modelo de espírito esportivo. A ordem com que seus registros são mantidos dá a impressão mais favorável. Em nome do Comitê Olímpico Internacional eu lhe desejo os mais brilhantes sucessos.”
Conde Henry de Baillet-Latour – Presidente do Comitê Olímpico Internacional – 1917
“A quantos que tenho colaborado pelo engrandecimento da ‘Atlética’, seja no setor administrativo, como no setor esportivo, nossos sinceros e calorosos aplausos e a nossa homenagem, com os votos para que continuem com o mesmo entusiasmo nesta luta ardorosa, para gloria do esporte bandeirante e para indestrutível prestigio da Associação Atlética São Paulo’.
E, agora, um pouco para os companheiros que se foram desta vida, cuja lembrança e para nós imperecível. Nosso preito, pois de funda saudade com a nossa reverencia e carinhosa homenagem e o meu particular e profundo respeito a sua memória.”
Heitor Sanchez – 26/07-1964
Maria Lenk, rainha das piscinas na Atlética São Paulo
Por volta de 1928 então com 13 anos de idade, Maria Emma Hulda Lenk Zigler ingressou na Associação Atlética São Paulo, quando ainda se iniciavam as construções das primeiras piscinas de 25 metros.
Ficou conhecida como a “Rainha das piscinas”, a nossa Maria Lenk.
“Comecei a nadar em São Paulo, aprendendo no rio Tietê. Depois, construiu-se uma piscina na Associação Atlética São Paulo e comecei a treinar em piscina. Então houve o primeiro encontro feminino interestadual.
Fui enviada pela Atlética ao Rio de Janeiro.
E venci.”
Maria Lenk – 1915-2007